O consumo de café é um tabu desde sempre. Em determinados períodos os médicos dizem que faz bem ingerir esse líquido, outra hora dizem que faz mal. Mas, nem sempre as pessoas sabem em qual fonte confiar. Será que aquele cafezinho é realmente tão prejudicial assim? Será que tomar café é bem-vindo em todas as idades mesmo, ou será que idoso pode consumi-lo em qualquer quantidade e sem nenhum problema? É o que vamos ver a seguir.

Idoso pode tomar café?

Qualquer alimento, bebida ou substância no geral que é consumida em excesso faz mal à nossa saúde, até mesmo a água, que é vital para nossa existência.

Nesse caso, não poderia ser diferente com o café.

Bom, é muito difícil encontrar uma pessoa que não goste de tomar café, e o aroma dele sendo preparado, faz parte da memória olfativa de muitas crianças que passavam as férias na cada dos avós.

Mas, é importante lembrar que tudo deve ser ingerido com moderação. Vamos conferir o que a ciência diz sobre esse assunto, se o idoso pode tomar café ou não.

Os estudos revelam…

O conceituado periódico científico Food and Chemical Toxicology fez uma pesquisa que constatou que um adulto saudável pode ingerir cerca de 400 miligramas de café por dia, sem que isso interfira em sua saúde, o que nos dá um total de 3 xícaras pequenas de café (150ml).

Isso não inclui o café adoçado, é claro. Afinal, outro grande vilão da nossa alimentação é o açúcar, e se você toma três xícaras de café extremamente doces, então também estará prejudicando seu organismo.

Benefícios do café

No entanto, se o café for tomado puro ou com muito pouco açúcar/adoçante, não faz mal ao organismo. Muito pelo contrário, ele pode até mesmo proporcionar benefícios à saúde, como:

  • Desacelerar o envelhecimento;
  • Aumenta o metabolismo ajudando a reduzir excesso de gordura corporal;
  • Aumenta os níveis de adrenalina, proporcionando maior energia;
  • Previne doenças do coração;
  • Aumenta o tempo de vida;

Aqui no Residencial EMADCare, servimos uma dieta baseada nas necessidades dos idosos, e contamos com apoio de uma nutricionista que avalia caso a caso se o idoso pode tomar café ou não, se pode ingerir açúcar, ou a quantidade de água que deve ser ingerida.

Venha nos conhecer e veja como cuidamos dos nossos moradores, aproveite para tomar uma xícara de café conosco!