Prevenção para o Alzheimer: Brasil avança em pesquisas

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. No Brasil, de acordo com o IBGE, em 2016 já havia mais de 1,2 milhões de casos, e o número só cresce com o passar dos anos. O que nos faz pensar qual seria a melhor forma de prevenção para o Alzheimer.

Felizmente, após muitos estudos,  cientistas brasileiros parecem ter descoberto uma forma eficaz de prevenir a doença. Seria possível dizer que estamos avançando na descoberta da cura para o Alzheimer? Confira a seguir.

Qual é a chave da prevenção para o Alzheimer?

De acordo com as novas pesquisas, a resposta é simples: exercício físico!

Quando nos exercitamos, nossos músculos produzem um hormônio chamado irisina. Para os cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), o efeito desse hormônio é capaz de proteger o nosso cérebro e ainda recuperar a memória prejudicada pelo Alzheimer.

Ainda não é possível dizer qual o mínimo ou o máximo de exercício físico deve ser feito para que seja significativa a ação da irisina no organismo. No entanto, que ele é a peça principal no processo de prevenção e tratamento, já é um grande avanço.

Que tipo de exercício deve ser feito?

Na verdade, a escolha do exercício não é um fator determinante. O indivíduo pode escolher qualquer tipo de exercício físico: natação, pilates, corrida, caminhada etc. Existem diversas alternativas de atividades físicas para quem busca a prevenção para o Alzheimer.

O importante mesmo é praticar exercícios, e isso levará à liberação do hormônio chave em todo o processo de proteção do cérebro.

Essa descoberta se deve a muitas pesquisas. principalmente à da neurocientista Fernanda de Felice, da UFRJ e da Queen’s University, no Canadá. Ela se dedicou a estudar a relação dos hormônios com o Alzheimer, e há dez anos começou a obter os primeiros resultados.

Nosso cérebro ainda é um grande mistério para cientistas ao redor do mundo. Entretanto,  descobertas como essa nos permitem ver o quanto cuidar da nossa saúde pode ser mais simples do que pensamos.

Fazer exercícios físicos é muito importante para manter a saúde em dia. Portanto, comece a se exercitar agora mesmo! O resultado vai ser colher os frutos dessa atitude positiva no futuro.