Comer bem é necessário para todas as pessoas. Afinal, sabemos que é através dos alimentos que conseguimos os nutrientes e vitaminas necessários para manter nosso corpo em perfeita sintonia.

A alimentação para idosos, no entanto, deve ser ainda mais regrada para poder manter a qualidade de vida na terceira idade.

Como deve ser a alimentação para idosos?

Quando vamos envelhecendo ou quando moramos com pessoas que já estão na “melhor idade” sempre fica aquela dúvida: o que pode e o que não pode ser ingerido por idosos?

Todos nós sabemos que é necessário incluir frutas e vegetais na alimentação. Sabemos também que é necessário evitar excesso de açúcar e gorduras… mas não é uma tarefa fácil manter tudo em ordem.

Seja pela correria do dia-a-dia ou por ter hábitos alimentares diferentes, comer pode acabar se tornando uma tarefa difícil. Entretanto, é preciso estar de olho no que comemos, principalmente quem já passou dos 60 anos! Veja algumas dicas que podem ajudar a manter a qualidade da alimentação para idosos

Dica 1 – Rotina alimentar

Ter horário certo pra comer é muito bom para educar nosso apetite. Ter hora definida para fazer as refeições ajuda muito. Assim, o idoso não fica horas sem comer e nem come o tempo todo. Afinal, essas duas práticas podem ser prejudiciais à saúde.

Dica 2 – Comer na companhia de alguém

Fazer refeições sozinho pode não ser um problema, mas há quem se sinta melhor comendo na companhia de outra pessoa. Na terceira idade, essa sensação pode ser ainda mais comum, já que se trata de uma geração mais habituada a sentar-se na mesa e tomar café/almoçar/jantar com a família.

Quando estamos na companhia de quem gostamos, o alimento parece até mais saboroso e o ato de se alimentar fica realmente prazeroso.

Dica 3 – Preparar as próprias refeições

Idosos podem ter muito tempo livre às vezes, e isso pode acabar gerando um desconforto para eles. Por isso, preparar as próprias refeições pode amenizar esse sentimento, se estivermos falando de uma pessoa com condições físicas para cozinhar, é claro.

Se sentir ativo e responsável por funções simples, como fazer o próprio alimento pode ser muito bom para a autoestima e saúde mental do idoso. Sempre que possível, coloque a mão na massa ou incentive o idoso a fazer um prato. Existe maneira mais gostosa de demonstrar amor do que cozinhando para a família?

Dica 4 – Evitar o consumo exagerado de sal

Essa dica é para todas as idades, e não pode ser ignorada quando falamos da alimentação para idosos. Ingerir muito sal pode desencadear problemas na saúde como hipertensão, retenção de líquido e inchaço, doenças renais etc. Por isso, o ideal é usar a menor quantidade possível de sal e investir mais nos temperos naturais.

Comendo melhor

Esses são alguns aspectos que podem melhorar a alimentação para idosos. Comer bem é um assunto que pode até parecer clichê, mas é muito importante em todas as fases da nossa vida.

Se os seus hábitos alimentares não estão muito saudáveis, aproveite para rever o seu cardápio. Comece a ter uma alimentação saudável o quanto antes!

O Residencial EMADCare sabe muito bema importância de uma alimentação adequada e balanceada para idosos. Por isso, contamos com uma nutricionista preparada para indicar a melhor alimentação para cada caso. Temo também, uma equipe muito dedicada na cozinha que prepara todos os alimentos com muito amor. Venha conhecer o Residencial EMADCare!