Conforme os anos vão passando, a gente vai perdendo a agilidade, o equilíbrio e podem ocorrer quedas. De acordo com o Relatório Global de OMS sobre prevenção de Quedas na Velhice, 32% a 42% das pessoas com mais de 70 anos sofrem quedas. Por essa razão, a família deve estar atenta e encontrar formas para evitar a queda de idosos.

São diversos fatores que causam a queda de idosos e os efeitos delas podem ser muito prejudiciais ao corpo do idoso, mas também afetam o seu psicológico com a síndrome pós queda. Nesse artigo, vamos conhecer esses elementos que prejudicam a segurança do idoso e também medidas para evitar as quedas.

O que pode causar ou agravar a queda de idosos?

Cada caso é um caso e as pessoas se comportam e reagem de maneiras distintas. Entretanto, existem alguns fatores que podem contribuir para que o idoso caia. Eles são classificados em intrínsecos e extrínsecos.

Fatores intrínsecos

São aqueles que dizem respeito a condições físicas ou problemas de saúde que o idoso tenha e que favoreça a possibilidade de queda. Podemos listar aqui situações como:

  • Diminuição da capacidade visual ou auditiva;
  • Utilização de diversos remédios;
  • Falta de equilíbrio;
  • Dificuldades para andar;
  • Histórico de avc;
  • Idade acima dos 75 anos;

Fatores extrínsecos

São as condições externas, ou seja, tudo o que cerca o idoso em seu ambiente e pode ser modificado para evitar a queda de idosos. Veja alguns exemplos:

  • Calçados ou roupas que reduzam a mobilidade do idoso;
  • Falta de iluminação;
  • Objetos fora do lugar que impeçam ou atrapalhem a passagem do idoso;
  • Piso molhado ou escorregadio;
  • Falta de corrimão ou outros acessórios de apoio;

Como saber se as quedas estão piorando?

Acidentes acontecem em qualquer idade. Vez por outra tropeçamos, escorregamos, mas quando se trata da saúde e segurança do idoso é necessário prestar mais atenção aos detalhes, para evitar a queda de idosos.

Primeiro, fique atento à frequência com a qual o idoso tem caído. De acordo com o manual da Unifesp, a queda é considerada frequente quando ela ocorre de duas ou mais vezes nos últimos 12 meses e acidental quando ela ocorre uma vez a cada 12 meses.

Outro fator que deve ser levado em conta, é a intensidade dos danos causados por essa queda. Esse mesmo manual se refere a dois níveis de intensidade: leve e grave. No caso leve, o idoso apresenta algumas escoriações e contusões. Já na intensidade grave, é comum que hajam fraturas e até mesmo lacerações. Lembre-se da importância de consultar frequentemente o médico para que ele possa fazer a avaliação clínica correta.

Como evitar que o idoso caia em casa?

É muito comum ouvirmos relatos de idosos que tenham caído no banheiro ou nas escadas de sua própria casa. Esse é um sinal de alerta de que algo precisa ser alterado para que o ambiente volte a ser seguro para o idoso viver.

Entretanto, para evitar a queda de idosos, algumas medidas podem ser tomadas para garantir o bem-estar do idoso em seu próprio lar. Não deixar tapetes ou capachos no chão, por exemplo, é uma maneira de evitar que o pé ou calçado enrosque.

Ter um ambiente bem iluminado também favorece a visão do idoso, diminuindo as chances de queda. É interessante ter um abajur ou algo assim no quarto, para iluminar o caminho até o interruptor caso o idoso tenha que se levantar durante a madrugada.

Instalar corrimãos nas escadas e barras de ferro nos banheiros também pode ser uma excelente atitude. O ideal é que a casa onde o idoso resida não tenha escadas, mas, se houver é indispensável a presença do corrimão. Já as barras de ferro podem ajudar o idoso a se levantar do vaso sanitário, por exemplo.

Em alguns casos, outras medidas são necessárias, como uma assistência para auxiliar em tempo integral o idoso, seja para se alimentar ou se locomover. Em situações assim, conte com o Residencial EMADCare, contamos com uma equipe multidisciplinar especializada em cuidados com a terceira idade com atendimento 24 horas por dia. Venha nos visitar e conhecer toda a estrutura do Residencial EMADCare.