Todo mundo quer chegar na sua melhor forma na terceira idade, não é mesmo? Muitas atitudes que tomamos na juventude são refletidas depois que a idade chega. Mas, é possível ter qualidade de vida em qualquer momento da vida, por isso vamos conhecer algumas dicas para manter a saúde na terceira idade.

1.Relacionar-se com família e amigos

O ser humano tem uma grande necessidade de viver em sociedade, e isso é muito bom. Afinal, é convivendo com as outras pessoas que aprendemos e compartilhamos nossas experiências. É muito importante manter as relações afetivas na terceira idade. Além de prazerosa, essa troca de afeto faz muito bem para a saúde mental e psicológica do idoso.

Por isso, familiares devem visitar os idosos sempre que puderem, seja na residência dele ou na casa de repouso na qual estiver. Levar amigos também é legal se estivermos falando de uma casa de repouso, porque interagir com pessoas de fora, do passado do idoso é tão importante quanto a interação com membros do novo lar.

2. Ter uma boa noite de sono

Dormir bem é sempre fundamental, mas principalmente na terceira idade, é o sono em dia que vai garantir que seus músculos descansem depois de trabalhar ao longo do dia, além de impedir pressão alta e ansiedade. Recomenda-se que uma noite de sono tenha duração mínima de 7 horas e máxima de 8.

3.  Fazer exercícios para o cérebro

Exercitar a nossa capacidade cognitiva é essencial, principalmente na terceira idade, que é quando as pessoas são mais suscetíveis à problemas que podem comprometer a memória.

Por isso, recomenda-se tanto que se faça palavras cruzadas, jogos de raciocínio lógico como o de memória, entre outras alternativas. Usar

4. Manter-se ocupado

Todo mundo se sente mal quando fica sem ter o que fazer por muito tempo, não é mesmo? Por isso, manter o idoso ocupado é fundamental para que ele se sinta bem com ele mesmo. Principalmente se durante a vida inteira ele foi uma pessoa ativa, que trabalhava fora, sempre visitava os amigos, dirigia e tudo mais.

A menos que ele não tenha condições físicas ou psicológicas, deixá-lo realizar algumas tarefas da casa pode ser bom. Além disso, práticas leves de jardinagem ou qualquer outro passatempo que seja do agrado do indivíduo.

É possível manter a saúde na terceira idade!

Se cuidar na terceira idade é extremamente importante para aproveitar essa fase boa da vida, e continuar se sentindo bem consigo mesmo. Para você que já faz parte do time sênior, coloque em prática essas dicas e você vai poder aproveitar ainda mais intensamente a sua vida. Aproveite o tempo livre para conhecer novas coisas e lugares que sempre quis!

A dica para quem ainda não chegou lá, é começar a cuidar agora mesmo do seu corpo, da sua saúde e da sua mente e aproveitar cada oportunidade que a vida oferece.

Lembre-se que nunca é tarde para se divertir e ter qualidade de vida. Aproveite as dicas!