Quando chega o momento de ter que procurar um Residencial Para Idosos, muita gente fica com o pé atrás. Como é possível garantir que seu familiar receberá os cuidados necessários e ainda se sentirá acolhido? Parece uma missão quase impossível.

Por isso, nesse momento tão delicado, é fundamental que a família faça muitas pesquisas e que visite muitos locais, para se certificar de que eles são a melhor opção para o seu querido familiar.

Residencial para idosos

Muitas pessoas precisam trabalhar e deixar o idoso sozinho em casa deixa de ser uma opção conforme os anos vão passando e o quadro de saúde agravando.

Outras pessoas, podem ter familiares que precisam de cuidados e atenção por 24 horas e não conseguem lidar com essa rotina…

Para tranquilizar essas pessoas e garantir o bem-estar da terceira idade, foi criado o conceito de residencial para idosos.

Ao contrário do que algumas pessoas podem achar, o residencial é diferente de uma casa de repouso, já que além da assistência 24h, oferece também um atendimento personalizado, com o principal objetivo de que o idoso se sinta acolhido em sua nova moradia.

É importante salientar também que os residenciais não são como asilos, que possuem uma conotação negativo por apenas abrigar os idosos, sem promover nenhuma atividade ou interação para os velhinhos.

Fiscalização

Muita gente não sabe, mas um residencial para idosos possui uma legislação específica que garante os direitos dos idosos. Entre as normas, podemos destacar:

  • Um residencial para idosos acolhe pessoas com mais de 60 anos, dependentes ou independentes. 
  • Oferecimento de serviço especializado para amparo dos idosos (cuidados, alimentação, medicação)
  • Tem a responsabilidade de ter no local um profissional da área da saúde. 

Em casas de repouso, as regras são um pouco mais rígidas. Algumas não acolhem idosos dependentes e nem sempre oferecem tratamento com foco hospitalar, por isso os residenciais são escolhas mais tangíveis, já que oferecem atendimento mais humanizado. 

Conforto e segurança para os moradores

Além de promover o conforto dos moradores dentro do residencial, o local também deve conter uma estrutura interna especializada. Assim, é possível garantir a movimentação dos hóspedes em segurança.

É preciso que o local seja equipado com barras de apoio, para garantir que os idosos possam ter o mínimo de independência pelos cômodos e área externa, podendo transitar inclusive em cima de um cadeira de rodas.

Além disso, os pisos devem ser antiderrapantes e o residencial deve contar com serviços hospitalares, para que sejam prestados primeiros socorros para os residentes caso necessário. 

O Residencial EMADCare

A preocupação com o cumprimento das normas para garantir a segurança e bem-estar dos idosos em primeiro lugar é o diferencial da EMADcare.

Além disso, não existe horário específico para que sejam feitas visitas aos idosos. No momento em que seus familiares decidirem que precisam vê-lo, as portas do residencial EMADcare estarão abertas. Tudo isso para deixar a família sempre próxima dos moradores.

Venha nos visitar e conhecer a nossa estrutura. Adoramos receber visitas.