A musicoterapia para idosos é uma técnica muito utilizada nos residenciais. A partir de músicas com letras ou somente instrumentais, às vezes até instrumentos, aprende-se a reconhecer os sons e expressar suas emoções através deles. 

Musicoterapia para idosos

Você sabia que a musicoterapia é capaz até de auxiliar na tolerância ao tratamento contra o câncer? Isso está diretamente ligado ao fato de que a música é capaz de produzir endorfina no organismo, que é o hormônio responsável pela sensação de prazer. 

Mas, esse não é o único benefício desse tipo de tratamento. Conheça algumas das vantagens da utilização da musicoterapia no lar para idosos.

Alívio das dores de cabeça

Os idosos que sofrem de cefaléia tensional (dor de cabeça que se assemelha à pressão) podem ter os sintomas do problema reduzidos a partir da musicoterapia. 

Existe um tipo de música específico, geralmente canções com andamento lento, que age diretamente no cérebro humano causando um relaxamento profundo. A musicoterapia para idosos, combinado ao descanso no horário certo e alimentação balanceada pode sim diminuir os sintomas de cefaléia tensional.

Controle da pressão arterial 

Estudos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) comprovam que a musicoterapia pode ajudar pessoas que sofrem de pressão alta, intensificando os benefícios dos medicamentos utilizados no tratamento da hipertensão. 

O estudo foi feito com base em experiências a partir da música erudita, e foi descoberto também que ela desacelera os batimentos cardíacos. Isso significa que a musicoterapia no lar de idosos age duplamente contra a hipertensão. 

Melhora a respiração 

Como a musicoterapia ajuda a controlar os batimentos cardíacos, ela consequentemente auxilia na respiração. Isso em conjunto ajuda a reduzir o estresse, já que grande parte das técnicas utilizadas em momentos de crises desencadeadas por estresse envolvem o controle da respiração. 

Estimula o apetite 

A musicoterapia no lar para idosos é capaz até de devolver ao idoso o apetite perdido. Isso porque ao produzir endorfina, causada pela música, a pessoa recupera o ânimo. Isso quer dizer que se sente mais disposta a realizar as práticas para seu bem estar, como alimentar-se bem, por exemplo. 

É comprovado que a musicoterapia oferece benefícios incríveis aos que são submetidos à ela. Quer saber mais sobre como essa técnica é aplicada no residencial Emad Care? Venha conhecer o nosso espaço.