Sorrir sem medo, comer os alimentos que mais gosta e não sentir dor. Parece propaganda de produtos dentais, mas, na verdade são apenas sensações que que fazem parte da nossa vida e que não podem se perder assim que a idade avançar.

Ter cuidados com a saúde bucal na terceira idade vai permitir que você viva a sensação de ser livre para comer o que quiser além de garantir a autoestima de ter lindos dentes.

3 Cuidados com a saúde bucal na terceira idade:

Com o passar dos anos, a saúde exige mais cuidados e com a saúde bucal não é diferente. Por isso, bons hábitos alimentares e de higiene podem ajudar a manter o sorriso saudável por mais tempo.

Veja algumas dicas e também algumas doenças bucais que podem afetar mais a terceira idade.

Escovação adequada

É muito comum que idosos utilizem próteses, pois ao longo da vida diversos motivos podem causar quedas ou perda de dentes. Por essa razão, a escovação deve ser realizada corretamente para não causar problemas maiores com os dentes.

Os dentes devem ser escovados ao menos três vezes por dia, ou após cada refeição. É importante não usar uma força excessiva, pois pode causar danos à gengiva.

Qual escova escolher?

As escovas de dentes devem ser trocadas periodicamente e devem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada um.

Caso o idoso utilize uma prótese total, a famosa dentadura, o ideal é que o idoso utilize escovas de cerdas duras para escovar a prótese e uma escova de cerdas macias para a gengiva e língua.

Não esqueça o fio dental!

Para quem usa prótese parcial ou implante dentário, o uso de fio dental ainda é uma regra.

Esse recurso é importante para garantir que não acumule resíduo de alimentos entre os dentes e assim ajuda a evitar cáries.

Consulte sempre o seu dentista

É importante passar frequentemente com um dentista para ele verificar como anda a saúde bucal do idoso. Além do mais, em caso de próteses e implantes o cuidado deve ser redobrado, pois eles possuem um certo prazo para serem substituídos.

Algumas doenças dentais costumam ser mais comuns na terceira idade, vamos conhecer esses problemas e ver os tratamentos mais adequados ou mesmo a forma de prevenção delas:

Cáries de raiz

Esse tipo de cárie pode ocorrer devido ao fato de que com o passar dos anos, a gengiva pode começar a se retrair, causando assim uma maior exposição dos dentes.

É por causa desse processo que muitas vezes pode parecer que o idoso tem dentes maiores. Com as cáries de raiz, os dentes muito mais sensíveis e em casos mais graves pode ocorrer até a perda do dente. Pensando em evitar essa situação é importante fazer visitas frequentes ao dentista.

Xerostomia

Por mais que haja cuidado com a saúde bucal na terceira idade, a Xerostomia costuma ser uma queixa corriqueira dos idosos. Esse problema consiste na diminuição da saliva.

A causa desse incômodo pode ser lesões na mucosa da boca, algum problema nas próteses ou até mesmo o uso frequente de medicamentos.

Em todos os casos, é importante que as boas práticas se iniciem ainda na juventude. Usar fio dental e fazer a escovação correta contribuem para que você mantenha o seu sorriso em dia e assim você garante a saúde bucal na terceira idade.

Cuidado e atenção

Aqui no Residencial EMADcare, pensamos em tudo para garantir o bem-estar dos nossos moradores. Por isso, a alimentação é adequada para as necessidades dos idosos e além de pensar nos nutrientes, a forma em que o alimento será ingerido também varia de acordo com cada caso.

E depois de saborear as refeições, a higiene e os cuidados bucais são parte da nossa rotina.

Conheça o Residencial EMADCare e veja de perto todo esse cuidado.